teste vba entre versões office

Recentemente comprei a nova versão do office 2013, animado com a expectativa do novo layout e mudanças acabei comprando sem pesquisar.

Entretanto até então não tive oportunidade de testar e fazer uma avaliação. Mas fiquei intrigado sobre a velocidade de execução de códigos Vba.

 Apesar de já ter uma idéia sobre a velocidade de execução dos códigos VBA nas diferentes versões do office que verifiquei conforme o tempo, resolvi fazer a prova real. Isso devido a curiosidade de como está o office 2013 perante as outras versões e também pra confirmar o que eu já suspeitava.


O Teste VBA Entre Versões Office

Então segue abaixo o teste que realizei nas quatro versões de office: 2003, 2007, 2010 e 2013.

Todas as versões executei em minha máquina (isso para não gerar dúvidas) e fiz dois tipos simples de teste, sendo o primeiro um código que vai da linha 1 até 65000 e o segundo até a linha 3000.

Caso tenha curiosidade segue link para baixar o código -> clique aqui

 

teste_excel

 

 O Resultado

Conforme suspeitava para execuções curtas o 2003 é muito bom, ficou em segundo lugar! Por isso quando lançaram o 2007 muitos sentiram a lentidão e não curtiram, pois quando o 2003 executa várias códigos curtos é muito mais veloz que o 2007. Entretanto quando se trata de muitas linhas o 2007 ganha do 2003.

Agora eu lembro que a Microsoft lançou o office 2010 prometendo a correção da lentidão na execução dos códigos Vba do 2007 e realmente conforme os teste o 2010 foi o campeão nos testes.

Para finalizar só falta comentar o 2013… Realmente é bonito e cheio de efeitos (e ainda não conheço todas as novidades) mas infelizmente é o mais lento.

 

Veredito Final

E mesmo após os testes não me dei por convencido e fui pesquisar na web sobre lentidão do office 2013 para macros e conforme pesquisas o povo infelizmente está reclamando.

Então se seu cliente perguntar sobre qual office comprar pense duas vezes!  

Rsrs, grande abraço